Como funciona a anestesia na prática odontológica?

Anestesia na odontologia

Quando falamos de anestesia odontológica, logo pensamos na anestesia local, já que a maior parte dos procedimentos na odontologia não requerem anestesia ou no máximo exigem anestesia local. Porém existem situações em que a anestesia local não é suficiente para realizar um procedimento. Seja porque há falha no bloqueio anestésico, seja porque a área a ser operada é muito grande. Neste caso é necessário buscar alternativas entre as técnicas anestésicas disponíveis. E aqui o médico anestesista é um parceiro imprescindível. É possível escolher entre algumas alternativas ou na combinação entre técincas: 

Anestesia local

 Não tem quem já tenha tomado anestesia odontológica local e não se lembre do desconforto, mesmo que momentâneo. Hoje já existem tecnologias que permitem a aplicação de anestesia local sem agulha, e que garante uma boa anestesia para pequenos procedimentos como pequenas restaurações dentárias. Além disto, quando é necessária a aplicação de anestesia, podemos dispor de aplicadores de anestesia local computadorizada. O que permite a injeção com agulha, quando necessário. Mas de forma indolor. 

sedação

 A sedação leve, combinada com a anestesia local proporciona uma anestesia odontológica de alta qualidade para procedimentos um pouco mais invasivos. Nesta sedação, o paciente mantém-se relaxado, com boa analgesia e acaba não lembrando do procedimento. Porém ele mantém o controle da situação e há preservação dos seus reflexos e portanto, sua segurança. Esta técnica possui suas vantagens, mas tem suas limitações. 

Anestesia geral

 Em procedimentos muito invasivos, ou ainda em procedimentos demasiadamente longos, nem a anestesia local, nem a sedação são adequados. Nestes casos a anestesia geral é a melhor opção. Pois o paciente permanece sob controle absoluto dormindo e com ausência total de dor. O que lhe confere grande segurança e conforto. Esta técnica é indicada ainda em situações em que o paciente não consegue permitir o procedimento, como acontece em alguns casos de pacientes com necessidades especiais. 

Como escolher a melhor alternativa?

 A escolha da melhor técnica para a anestesia odontológica só é possível quando se conhece o estado de saúde do paciente, a cirurgia proposta, a idade do paciente, os fatores limitantes e assim por diante. O médico anestesiologista é o médico especialista capacitado a entender a sua necessidade e garantir o melhor resultado. Procure seu médico anestesiologista antes de qualquer cirurgia. Só assim será possível entender a melhor alternativa, de forma individualizada, visando sempre sua segurança e conforto.  

Avaliação pré-anestésica

Garanta sua tranquilidade na cirurgia. Agende já sua consulta pré-anestésica com o Prof. Dr. Ivan Vargas. Avaliação Presencial ou online!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *