Tatuagem e anestesia
Se você tem planos de fazer uma nova tatuagem em seu corpo mas também tem uma cirurgia já marcada a caminho, vale atentar-se para alguns cuidados a tomar.Segundo informações de estudiosos, aplicar alguns tipos de anestesia em uma região com tatuagem pode fazer com que a tinta seja levada para partes internas do corpo. E uma vez absorvida pelo organismo há o risco de causar sérios problemas em sua saúde.Ainda de acordo com os profissionais da área, qualquer produto aplicado sobre a pele em que será feita a punção, tem chances de causar problemas. Seja para a aplicação de anestesia ou de outras medicações, até mesmo o antisséptico. Isto porque, uma vez entrando na agulha e sendo levada para dentro do corpo, a tinta pode causar algum tipo de complicação.Com quais tipos de anestesia devo me preocupar?
Voltando para a tatuagem, qualquer injeção pode levar a tinta para dentro do organismo. Mas no caso da anestesia, isto é mais perigoso, pois, pode afetar diretamente o sistema nervoso central. Principalmente nas técnicas de bloqueios nervosos, assim como a Raqui e a Peridural.A Presença da tinta nos nervos pode levar a uma reação inflamatória e pode desencadear déficit neurológico, formigamento em alguma área do corpo, diminuição da força em uma das pernas ou até a paraplegia.Eu tenho uma tatuagem. E agora?
Existem algumas saídas para evitar o uso da agulha na região da tatuagem:– A anestesia geral, será sempre uma opção válida. pois é possível administrar as medicações anestésicas por via inalatória e por via endovenosa. – Outra opção, caso o local para aplicação seja tatuado, seria um corte de 0,5 centímetro na pele para que a injeção fosse aplicada diretamente na epiderme. Desta forma poderíamos fugir da tinta e evitar as complicações.De toda forma, uma consulta pré-anestésica com um médico anestesiologista é fundamental para que o paciente seja orientado sobre a melhor maneira de conduzir o procedimento e qual a melhor técnica anestésica para o seu caso. Essa consulta também é ideal para saber as condições de saúde do paciente, possíveis alergias, indicações e precauções gerais e específicas além de proporcionar mais tranquilidade sobre todas as informações para o processo cirúrgico.Fique por dentro dos assuntos relacionados com a anestesia em nosso blog!Avaliação pré-anestésica
Garanta sua tranquilidade na cirurgia. Agende já sua consulta pré-anestésica com o Prof. Dr. Ivan Vargas.
Avaliação Presencial ou online!