Perguntas Frequentes
Qual a importância dos exames pré-operatórios?
Os exames laboratoriais pré-operatórios ajudam o médico anestesiologista a entender o estado de saúde atual do paciente e quais são as suas limitações. Desta forma ele pode planejar adequadamente o atendimento do paciente, dentro dos limites de segurança e escolher as medicações que mais se adequam àquele paciente.
Qual o prazo de validade dos exames pré-operatórios?
Os exames laboratoriais pré-operatórios são como uma fotografia do paciente naquele momento. Porém, se não houver alterações do estado de saúde como doenças, internações ou cirurgias no período analisado, pode-se estender a sua validade para até 6 meses.
Quando o paciente precisa fazer a avaliação pré-anestésica?
Todas as vezes que o paciente for submetido a um procedimento cirúrgico ou diagnóstico sob anestesia, a realização da avaliação pré-anestésica, em consulta com o médico anestesiologista, é necessária. É neste momento que o médico anestesista conversa, examina, solicita exames e orienta o paciente sobre os cuidados necessários. Só assim é possível realizar uma anestesia segura e de qualidade, levando em conta as particularidades e expectativas do paciente.
Qual o prazo de validade da avaliação pré-anestésica?
Assim como os exames laboratoriais pré-operatórios, a avaliação pré-anestésica é uma avaliação do momento do paciente. Contudo, não havendo alterações do estado de saúde do paciente como doenças, internações ou cirurgias no período analisado, pode-se estender a sua validade para até 6 meses.
Existe limite de tempo para cirurgias sob sedação?
Sim. Cada técnica anestésica tem vantagens e desvantagens, indicações e contraindicações. Na cirurgia com o paciente sob sedação, há a limitação de tempo devido ao tempo prolongado na mesma posição, ou ainda da limitação do controle urinário. Pois tempos maiores que 3 horas de cirurgias há indicação de sondagem vesical. E nos pacientes sedados, o desconforto deste procedimento torna inviável a sondagem vesical. Sendo assim, o limite está no desconforto do paciente, tanto da plenitude vesical quanto do desconforto postural. Tempos maiores que 3h recomenda-se, ou fragmentar a cirurgia em tempos menores ou considerar a realização do procedimento sob anestesia geral.
Existe limite de tempo para cirurgias sob anestesia geral?
Não. Na anestesia geral é possível a realização de controles cada vez mais intensos de acordo com a necessidade do paciente. Desta forma é possível prolongar indefinidamente o tempo da cirurgia sem comprometer a segurança do paciente e a qualidade da cirurgia.
Na cirurgia sob sedação é necessária a aplicação de anestesia local?
Sim. A sedação é o ato de tirar a ansiedade e a angústia associadas ao procedimento cirúrgico. Com frequência, se realiza também a analgesia do paciente. Porém a analgesia, apesar de diminuir a percepção de dor do paciente, é insuficiente para impedir que se sinta dor. Por isto, a anestesia local deve ser realizada normalmente. Porém a associação da anestesia local com a analgesia potencializa a anestesia. O que gera um conforto muito superior ao paciente.
O paciente dorme na cirurgia sob sedação?
Depende do objetivo do cirurgião e do tipo de cirurgia a ser realizada e das necessidades do cirurgião. Existem níveis diferentes de profundidade anestésica. E inclusive elas podem variar dentro de um mesmo procedimento. Por exemplo: existem procedimentos em que em determinados momentos, a cooperação do paciente se faz necessária. E nestes momentos é possível inclusive superficializar a anestesia, permitindo esta cooperação. Mas como regra o paciente permanece calmo, cooperativo, ressonando e com amnésia do período do procedimento.
É necessário jejum antes da cirurgia?
Sim. O médico anestesista é treinado, não apenas para tratar complicações, mas para prevenir todas as complicações possíveis. Pensando na mínima possibilidade de pôr acaso em algum momento o paciente vir a vomitar durante o procedimento, por uma questão de segurança, a orientação do jejum adequado para cada tipo de procedimento e cada tipo de paciente é feita na véspera do procedimento.
Como agendar uma cirurgia?
O agendamento é feito de segunda à sábado, de acordo com a disponibilidade de agendas do paciente, cirurgião e anestesiologista. A solicitação de agendamento pode ser feita através dos nossos canais de comunicação:

– E-mail: ana.queiroz@ivanvargas.com.br

– Celular/whatsApp: (11) 95340-9590

A nossa equipe solicitará os dados para o agendamento e te auxiliará em todos os próximos passos necessários
Ainda Com Dúvidas?
Não tem problema! entre em contato conosco e te ajudaremos a solucionar qualquer dúvida. Para enviar e-mail, clique aqui!
Tem alguma Dúvida?
Nossa equipe está preparada para te ajudar!

Endereço

Av. Dr. Arnaldo, 1887 - Sumaré - São Paulo - SP

E-Mail

Contato@Ivanvargas.com.br

Ligue Ou Envie Um WhastApp

+55 11 95340-9590 Ou 11 96784-8425