Como abrir uma empresa? Saiba o passo a passo inicial

Abrir uma empresa demanda tempo, investimento e burocracias a serem resolvidas. Mas com um bom planejamento, os documentos necessários e o apoio de profissionais qualificados, o sonho de ter o próprio negócio pode se tornar realidade.

Você sonha em ter o seu próprio negócio? Saiba que, felizmente, você não está sozinho. Segundo uma pesquisa realizada pela MindMiners, encomendada pelo PayPal, que fez um raio X do empreendedorismo no país, mais da metade dos brasileiros (66%) querem ter sua empresa própria. O principal motivo para este desejo fervoroso é a busca por liberdade e autonomia por grande parte da população. Mas antes de trilhar o caminho pelo empreendedorismo, você precisa entender o passo a passo de como abrir uma empresa. Independente do tipo de negócio que deseja implementar, você precisa de licenças e alvarás para começar a colocar a mão na massa. E você quer aprender o caminho das pedras? Então, continue lendo este Texto para saber como abrir o seu negócio.

 

Como abrir uma empresa: Qual é o custo?

Para começar a realizar o seu sonho de ter o próprio negócio, é necessário investir dinheiro. De acordo com a Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), o custo médio para a abertura de uma empresa é de R$ 2.038. E este valor pode variar em até 274%, dependendo da cidade onde você quer abrir o seu empreendimento. Embora você possa achar esse custo alto, não pense em pular etapas nesta fase inicial. Isso pode ser tentador, mas, provavelmente, você terá problemas com a sua empresa em um futuro breve. Então, não deixe de executar essa fase burocrática, realizando todos os pedidos de alvarás, licenças e inscrições necessários antes de abrir as portas do seu negócio. E para lhe ajudar nesta tarefa, conte com o auxílio de um contador. Além de lhe ajudar a abrir a empresa, ele também a manterá organizada e funcionando dentro da legalidade.

 

Quais os documentos preciso providenciar?

O primeiro deles é o contrato social. É com ele que você definirá formalmente o capital investido por cada sócio no empreendimento. O contrato social também definirá legalmente quais serão as atividades de cada um dos sócios e o modelo tributário da empresa. É primordial que o contrato social seja registrado em cartório. Você também precisa providenciar o registro da sua empresa na junta comercial. Inclusive, é a partir deste documento que o seu negócio passará a existir oficialmente. O registro na junta comercial deve ser feito antes mesmo da obtenção do CNPJ. Você também precisa definir ainda a razão social e também o nome fantasia do seu negócio. A razão social é o nome legal da sua empresa, que constará em todos os documentos. Já o nome fantasia é como o empreendimento será reconhecido no mercado. Não se esqueça de verificar se os nomes escolhidos já existem. Se eles já estiverem ativos, você precisará escolher novos nomes, porque você só poderá registrá-los se eles forem inéditos.

Ainda preciso de mais documentos?

Dependendo do seu tipo de atividade e ramo de atuação do seu negócio, você ainda precisará de mais algumas licenças e alvarás para tirar sua empresa do papel. Os mais comuns são os seguintes: Licença ambiental, exigida para empresas de atividade industrial; Licença sanitária, essenciais para empresas do ramo de alimentação, medicamentos e cosméticos.

 

E quando tudo isso enfim estiver pronto?

Assim que você estiver com todos esses documentos em mãos, é hora de arregaçar as mangas e começar a trabalhar no seu próprio negócio. Também é essencial que você tenha um planejamento para executar todas as suas ideias, conduzindo, assim, o seu empreendimento de maneira assertiva. Investir em Marketing também é essencial, afinal, se você não divulgar e vender seus produtos ou serviços, não existirá receitas. E, sem receitas, não existe empresa. A parte financeira também deve ser acompanhada de perto, sempre identificando quais são os custos e as despesas realmente indispensáveis ao seu negócio, principalmente nesta fase inicial. Então, você já pensou na possibilidade de já começar o seu negócio fazendo tudo isso certo? Assim, o seu sonho de criar uma empresa não só sairá do papel, como durará anos, afinal, você estará alicerçando-o em uma base sólida. E para isso acontecer, o melhor caminho é contratar uma consultoria.

 

Abrindo uma empresa

Abrir uma empresa demanda tempo, investimento e burocracias a serem resolvidas. Mas com um bom planejamento, os documentos necessários e o apoio de profissionais qualificados, o sonho de ter o próprio negócio pode se tornar realidade. Lembre-se de seguir o passo a passo inicial apresentado neste texto, respeitando os trâmites legais e garantindo a sua empresa um início sólido. Não deixe de contar com o auxílio de um contador e, se necessário, de uma consultoria especializada. Com dedicação e empenho, você estará no caminho certo para alcançar o sucesso empresarial.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *